Ruby (HD, cor, 17:20”, 2014) é um curta-metragem em formato documental realizado em conjunto com Guilherme Soster e Jorge Loureiro.

Ruby é um pintor outsider autodidata que vive sozinho em uma casa próxima à praia. Trabalha com temáticas de natureza: botânica, animais e também retratos. O filme tem a intenção de apresentar um universo sensível-subjetivo do artista, com suas inspirações e fragilidades.

Inicia com características formais de um documentário: câmeras fixas, planos frontais, diálogos com um entrevistador oculto, em uma apresentação pessoal, onde o personagem expõe a sua visão de mundo.

O trabalho mescla simulacro, autoficção e performance; e será apresentado dentro de uma exibição artística em conjunto uma série de objetos-vestígios relacionados vida do personagem, como suas roupas, pinturas, fotografias e objetos. Essa ação tem como objetivo gerar uma experiência em dois níveis - visual, primeiramente, a partir do curta-metragem; e em seguida direcioná-la para o plano físico, de experiência real, através dos objetos e fotografias montados e apresentados, exercendo uma função complementar à narratividade do áudio-visual, através desses fragmentos indiciais e do pensamento estruturalista do dispositivo, similar aos Filmes de Afogamento no formato de vídeo e instalação.

O filme encontra em processo de seleção para festivais e está online em uma plataforma com senha. Mais informações via email em Sobre.